quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Nutrição

Comendo corretamente à noite


Dr Luigi Gratton

Para muitos, quando o sol se põe, com ele se vai sua força de vontade. Muitas pessoas mantêm seus hábitos alimentares razoáveis durante o dia, somente para comer alimentos muito calóricos em grande quantidade à noite. Há, entretanto, uma solução simples. Você pode controlar seu apetite à noite comendo um lanche saudável e nutritivo.

Deixando o mito de lado

Você já deve ter ouvido falar alguma vez que comer na parte da noite é prejudicial. Entretanto, não há evidência científica conclusiva que prove que as calorias ingeridas à noite sejam metabolizadas de forma diferente daquelas ingeridas em outros momentos. Portanto, não é o momento do dia que leva a ganhar peso, mas sim a ingestão de calorias totais diárias como um todo. Não importa se você está comendo de manhã ou à meia noite, seu corpo transforma qualquer caloria extra em gordura.

A alimentação durante a noite

Metabolicamente falando, nosso corpo tem menor necessidade de calorias à noite. Entretanto, algumas pessoas comem mais durante o jantar do que em qualquer outra refeição. Mas há motivos que fazem com que esses padrões não saudáveis sejam tão comuns. Algumas pessoas não comem o suficiente durante o dia, causando uma queda nos níveis de açúcar no sangue, o que pode levar a consumir demais à noite. Outros estão simplesmente abusando como forma de uma saída emocional para o estresse ou para rebater o tédio.

Nós tendemos a impensadamente buscar “alimentos inadequados” durante atividades sedentárias tais como assistir televisão ou usar o computador. Esses alimentos contêm grandes quantidades de açúcar e gordura saturada, o que pode levar ao ganho de peso, insônia, indigestão ou ainda problemas de saúde mais sérios.

Lanches adequados

É muito importante não ficar em jejum por muito tempo para que os níveis de açúcar do sangue não fiquem muito baixos. Por isso, os especialistas em nutrição recomendam lanches leves e nutritivos entre as refeições principais.