segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Reportagem sobre Refrigerantes - Impressionante

COMO OS REFRIGERANTES PODEM FAZER

VOCÊ GANHAR PESO/

GORDURA E ESTRAGAR SUA SAÚDE!


Pesquisas e Estatísticas revelam que pessoas que bebem refrigerantes em suas versões regulares ou diet têm uma chance muito alta de adquirirem sobrepeso ou mesmo tornarem-se obesas e terem vários problemas de saúde! Não há dúvida sobre a razão do ganho de peso e gordura corpórea da ingestão de refrigerantes regulares, pois em uma latinha de 350 ml temos cerca de 40g de açúcar (sacarose) dissolvidos. A explicação para o ganho de peso entre as pessoas que ingerem refrigerantes dietéticos está baseada em 2 razões:

1. O primeiro problema está na mentalidade das pessoas que bebem refrigerantes diet. Quando as pessoas bebem uma bebida dietética tendem a comer mais alimentos calóricos e processados. Pensam que podem ir em frente e comer "batatas fritas super-size" ou "cheeseburger triplo", porque estão bebendo um refrigerante diet.

2. O segundo problema está relacionado ao efeito do adoçante sobre receptores recém descobertos no trato gastro-intestinal e as suas conseqüentes respostas metabólicas. Células gustativas recentemente descobertas no estômago e intestino parecem enviar uma mensagem de "preparação para o combustível" para o corpo, uma descoberta que pode explicar a ligação entre refrigerantes dietéticos e o risco de síndrome metabólica e diabetes tipo II. O que acontece é o seguinte: quando uma célula intestinal detecta o sabor doce (do adoçante), provoca uma cascata de eventos moleculares nos receptores de glicose das células vizinhas, levando-as a absorverem mais açúcar dos alimentos ingeridos com o refrigerante.

FONTE: Stomach’s Sweet Tooth

Turns out taste is not just for the tongue

http://www.sciencenews.org/view/feature/id/57132/title/Stomach%E2%80%99s_Sweet_Tooth

O consumo de açúcar refinado sofreu uma verdadeira explosão!

Nossos genes se desenvolveram em um contexto nutricional sem açucar refinado. No entanto, passamos a 5Kg/ano em 1830 (ano em que se iniciou a comercialização de refrigerantes no mundo... coincidência?!?) e alcançamos o nível espantoso de70Kg/ano no final do século XX! Atualmente esta cifra subiu para 81Kg/ano!

A elevada ingestão de açúcares na dieta está incrementando o cenário de uma pandemia mundial de obesidade e doenças cardiovasculares. Refrigerantes e outras bebidas adoçadas com açúcar são a principal fonte de açúcares de adição na dieta no mundo ocidental.

O consumo excessivo de açúcar sob a forma de refrigerantes tem sido associado a várias anormalidades metabólicas e condições adversas de saúde, bem como deficiências de nutrientes essenciais:

1. Um dos riscos para a saúde mais preocupantes para os bebedores de refrigerante (como se a obesidade não fosse ruim o suficiente) é um maior risco de câncer. O consumo regular de refrigerantes também pode causar dano ao DNA, cortesia debenzoato de sódio, um conservante comum encontrado em muitos refrigerantes, que tem a capacidade de afetar partes vitais do seu DNA. Isso pode levar também a doenças como a cirrose do fígado e Parkinson.

2. Fortes evidências indicam que refrigerantes contribuem para o desenvolvimento de diabetes tipo 2. O famoso Nurse's Health Study explorou este contexto, seguindo a saúde de mais de 90.000 mulheres durante oito anos. As enfermeiras que ingeriram um ou mais porções diárias de refrigerante tinham quase duas vezes mais chances de desenvolver diabetes tipo 2 durante o estudo, do que aquelas que raramente tomavam essas bebidas.

FONTE: Sugary Soft Drinks and Type 2 Diabetes

http://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/healthy-drinks/sugary-drinks-type2-diabetes/index.html

3. Pesquisa feita por cientistas da Universidade de Harvard e publicada no Journal of the American Medical Association admitiu finalmente uma relação entre o consumo diário de refrigerante, ganho de peso e diabetes. O risco de as pessoas que consomem refrigerantes pelo menos uma vez por dia desenvolverem diabetes tipo 2 é de 83% maior que o daqueles que tomam refrigerantes apenas uma vez por mês (é preciso marcar na agenda para não esquecer!). Para o Dr. Wlater Willet, presidente do Dept. de Nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard, isso se deve ao aumento da concentração de glicose e de insulina causado pelo açúcar dos refrigerantes.

FONTE: AÇÚCAR O Perigo Doce - Fernando Carvalho, Editora Alaúde (pág. 100-101)

4. Um estudo realizado pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, afirma que beber mais que duas latinhas de refrigerante por semana pode causar câncer de pâncreas, uma das formas mais mortais da doença.

FONTE: Cancer Epidemiol Biomarkers Prev; 19(2); 447–55

(Regular consumption of soft drinks may play an independent role in the development of pancreatic cancer).

O consumo de refrigerantes no Brasil cresceu 400% nos últimos 30 anos! Um verdadeiro absurdo!! No Brasil (o maior produtor mundial de açúcar e 4º maior consumidor) ao todo, 76% dos adultos bebem esses produtos pelo menos uma vez na semana e 27,9%, cinco vezes ou mais na semana. O consumo regular, quase todo dia, aumentou 13,4% em um ano. Entre os mais jovens, de 18 a 24 anos, o índice é ainda maior, 42,1% bebem refrigerantes quase todos os dias! FONTE: Vigitel 2009

Nos EUA, especialistas em saúde e nutrição estão tratando o açúcar com o mesmo rigor que isolou o tabaco do convívio social – e o alvo número 1 é o refrigerante! Além de destruir a homeostase do organismo e causando estragos em seus processos metabólicos, excesso de açúcar tem uma série de outras conseqüências importantes. A Dra. Nancy Appleton, Ph.D., médica americana e autora do livro Lick The Sugar Habit (Detone o hábito do Açúcar), contribuiu com uma extensa lista das várias maneiras como o açúcar pode arruinar a sua saúde, a partir de um vasto número de revistas médicas e outras publicações científicas.

Vamos citar somente 10 de uma lista de 146 problemas:

1. O açúcar pode afetar seu sistema imunológico e prejudicar suas defesas contra doenças infecciosas.

2. O açúcar desequilibra o balanço de sais minerais no organismo: provoca deficiência de cromo, vanádio e cobre e interfere com a absorção de cálcio e magnésio.

3. O açúcar pode causar um aumento rápido da adrenalina, da hiperatividade, ansiedade, dificuldade de concentração e irritabilidade em crianças.

4. O açúcar pode provocar um aumento significativo nos níveis de colesterol total, triglicerídeos e colesterol ruim (LDL oxidado) e diminuição do bom colesterol (HDL).

5. O açúcar provoca uma perda da elasticidade dos tecidos e a sua função.

6. O açúcar alimenta as células cancerosas e foi relacionado com o desenvolvimento do câncer de mama, ovário, próstata, reto, pâncreas, trato biliar, pulmão, vesícula e estômago.

7. O açúcar pode aumentar os níveis de glicose em jejum e pode causar hipoglicemia reativa.

8. O açúcar pode enfraquecer a visão, prejudicar os rins, o sistema nervoso e o sistema cardiovascular através da formação de AGEs.

9. O açúcar pode causar muitos problemas com o trato gastrointestinal, incluindo: gastrite, indigestão, má absorção em pacientes com doença intestinal funcional, aumento do risco de doença de Crohn e colite ulcerativa.

10. O açúcar pode provocar envelhecimento prematuro. Na verdade, o fator mais importante que acelera o envelhecimento é o excesso de insulina, que é provocado pelo açúcar.

MEU PONTO DE VISTA:

Estudo e ensino Biologia mais há mais de 25 anos. Há 15 anos decidi concentrar meus estudos e treinamentos na área de Nutrição Humana. Minha Missão de Vida é Educar as Pessoas para Melhorarem sua Qualidade de Vida. Mas somente informação não leva a mudança de comportamento, é necessário entrar em ação com disciplina e consistência.

O refrigerante é atualmente o principal meio de consumo excessivo de açúcar na população e também (juntamente com o sedentarismo e o consumo de fast food) o principal meio de transporte do açúcar direto para a barriga, contribuindo diretamente com o aumento da circunferência abdominal, com todos os seus malefícios para a saúde!

Em sua composição encontramos além do excesso de açúcar: corantes, conservantes, adoçantes artificiais, acidulantes, etc. e o mais importante, a falta completa de nutrientes essenciais. Grande parte do problema da GLOBESIDADE deve-se ao consumo de calorias líquidas e vazias. A explicação é simples: quando você bebe mais calorias e obtém menos nutrientes, você está ingerindo calorias vazias. É fundamental que tomemos uma atitude em relação a este problema em casa, na escola e nas festas.

Em primeiro lugar, aprenda a mastigar os alimentos nas principais refeições. Produzimos por dia cerca de 1 litro de saliva, 1 litro e meio de secreção gástrica, 1 litro de secreção pancreática, 1 litro de bile e ainda 2 litros em média de secreções próprias do intestino. Isso corresponde a algo em torno de 7 litros de líquidos! Partindo deste princípio, há necessidade de ingestão de líquidos durante as refeições?!? Em segundo lugar, não compre refrigerantes para sua casa, porém, se você ainda não consegue livrar-se deste “vício”, evite ingerir na frente das crianças. Eu fui educado desta forma, não havia refrigerantes em nossa residência, meus pais não tomavam e não compravam.

Tenha sempre muitas opções de frutas para comer e preparar seus sucos em uma centrífuga. Como afirma Anthony Robbins em seu livro Best Seller (O Poder Sem Limites): “...se você tem um carro, mas não tem uma centrífuga, venda o carro e compre uma centrífuga!” Na escola onde nossos filhos estudam não é permitida a venda de refrigerantes e nas festas de aniversário, a própria escola fornece sucos de frutas feitos na hora!

Semana passada, nós comemoramos o aniversário da nossa filha mais velha (11 anos) no andar de jogos de um grande Shopping em Fortaleza (com a presença de toda a turma da escola) e as opções de bebidas para as crianças eram água e suco de frutas. No início elas estranharam, perguntaram pelo refrigerante, mas depois se acostumaram e focaram na diversão. É possível, se nós adultos tomarmos uma nova atitude!!! A mudança de hábito não é fácil e nem pode ser feita da noite para o dia, mas podemos mudar de direção se estivermos determinados a melhorar a nossa qualidade de vida e de nossa família. Beba mais água, chá verde, coloque limão e gelo, use a imaginação!

Pense nisso e entre em Ação: se você substituir uma dessas bebidas gaseificadas por um copo d’água, você poderá economizar 55.000 Calorias em um ano!!! É como reduzir de 5 a 7Kg fazendo apenas uma escolha saudável! Portanto, seja inteligente e responsável em relação à sua saúde, evite as calorias vazias!!

Saúde e Sucesso a Todos!

Juliana e David Menezes

Equipe de Presidentes (Herbalife International)
Distribuidores Independentes

Nenhum comentário: